Para ser útil a sociedade não é necessário ser um DeMolay,
mas para ser um DeMolay é necessário ser útil a sociedade.

História


O Capítulo Caçador

História Capítulo CaçadorO capítulo Caçador surgiu no ano de 1992 por ocasião de um encontro da Maçonaria Catarinense na cidade de Florianópolis,onde várias autoridades maçônicas juntamente com o Tio Alberto Mansur expuseram ao Venerável Mestre da Loja Maçônica Luiz Balster da cidade de Caçador a importância de se criar um Capítulo em nossa cidade.Este por sua vez,imediatamente reuniu um conselho de maçons das 2 lojas maçônicas da cidade,onde se comprometeram a trabalhar por esta causa,a fundação do Capítulo Caçador,no dia 24 de setembro de 1992.

No dia 18 de setembro de 1993, aconteceram os primeiros trabalhos de Iniciação e Elevação dirigida pelo Capítulo Florianópolis.

No dia 21 de setembro de 1996 ocorreu a cerimônia de Iniciação aos Graus da Cavalaria,Ébano e a Instalação do Convento “Robert de Craon” n.º 20,sediado em Caçador e congregando todos os Capítulos da região oeste e planalto serrado de Santa Catarina.Este acontecimento atraiu à Caçador a presença do fundador da Ordem Demolay no Brasil,Grande Mestre do Supremo Conselho na época,Tio Alberto Mansur,que visitou vários pontos turísticos de nossa cidade.

Em 1997 recebemos da Loja Luiz Balster o espaço que mais tarde seria transformado na 1ª Sala Capitular do País.Tivemos ainda nesse mesmo ano a iniciação dos primeiros membros do Capítulo na Maçonaria.

O ano de 1998 foi marcado pela aquisição dos móveis para a Sala Capitular e pela realização do IX Congresso Catarinense da Ordem Demolay,que teve participação de todos os 17 Capítulos do Estado e 250 participantes,o maior número registrado até a época.Ainda naquele ano foi realizada a festa de 5 anos do Capítulo Caçador e a inauguração da Sala Capitular e Galeria de ex-Mestres Conselheiros.

No ano de 1999 foi realizada a primeira reunião da Comissão Estadual de Legislação que,mais tarde,elaborou o Regulamento Geral da Ordem Demolay de Santa Catarina.

Em 2001 foi reinaugurada a Sala Capitular do Capítulo Caçador,agora devidamente ambientada e ornamentada como os motivos Demolays,que teve como idealizador o artista Clair dos Santos Miller.

Pela 9ª vez em 2007 o Capítulo Caçador participou do Natal da Criança Feliz e também do Natal Solidário,onde trabalhamos em prol da sociedade através da filantropia.

No ano de 2008 nosso Capítulo escreve mais uma etapa em sua história, a realização do XIX Congresso Catarinense da Ordem DeMolay onde efetivamente engrandecerá de todas as formas todos os irmãos envolvidos.

O ano de 2009 foi de realizações, foi implantado o dia municipal do DeMolay que se realiza na data de 24 de setembro. Um marco para o Capítulo ainda em 2009 foi a realização da cerimônia rústica ao ar livre, onde em plena harmonia com o ambiente e longe de qualquer tipo de interferência humana pudemos experimentar novas sensações, conservando ainda mais o espírito DeMolay.

Mais trabalho em 2010, destacando a participação do Capítulo no Congresso Nacional da Ordem DeMolay.

2011 promete ser o ano DeMolay, com a organização do Encontro do Contestado. Caçador mostrando ser capaz de ir além do imaginável!

O que é a Ordem DeMolay?

A Ordem DeMolay é uma instituição que busca lapidar o caráter do jovem para que, ao atingir a maioridade - os 21 anos -, ele possa contribuir com o a comunidade onde estiver inserido. É um ambiente fraternal, seguro e sadio, composto por garotos do sexo masculino, entre 12 e 20 anos, que desenvolve no jovem:

O ensinamento se baseia:

Curiosidades Sobre A Ordem DeMolay:

- No dia 08 de abril de 2008, o Deputado Estadual de São Paulo Bruno Covas criou o Dia do DeMolay no Estado de São Paulo, através da Lei Estadual nº 12.905, a ser comemorado anualmente no dia 18 de março de cada ano. No dia 19 de janeiro de 2010, o então presidente da República Federativa do Brasil, Luís Inácio Lula da Silva, através da Lei Federal nº 12.208, insituiu o dia 18 de março como o Dia Nacional do DeMolay, seguindo o exemplo de Bruno Covas, que escolheu esta data por marcar a data de falecimento de Jacques DeMolay, herói mártir da Ordem.

- Apenas o Brasil, Austrália, Canadá e Filipinas possuem Supremos Conselhos próprios. Os demais países estão ligados ao Supremo Conselho Internacional, em Kansas City. Os EUA, com seus 79 anos de Ordem DeMolay, possuem mais de 800 Capítulos (em 1994). * Brasil com apenas 17 anos de Ordem DeMolay, já ultrapassou o número de 200 Capítulos.

- O primeiro Capítulo a ser fundado no Brasil é o Rio de Janeiro, fundado em 16 de Agosto de 1980, e teve como primeiro Mestre Conselheiro o Irmão Jorge Mansur, filho do Tio Alberto Mansur, que trouxe a Ordem ao Brasil.

- Supremo Conselho da Ordem DeMolay para o Brasil foi fundado em 12 de Abril de 1985.

- Ilustres DeMolays: John Wayne, Walt Disney, Bill Clinton, Bob Mathias, Elmer Lower, Alvin Dark, Zé Carlos (ex-goleiro da seleção e do Flamengo)

Curiosidades sobre o Capítulo

Capítulo Caçador Nº185 - Rua Solón Coelho de Souza,33 - Caçador - Santa Catarina - (49) 3563-1707 / cap185@demolay.org.br